18 de jul. de 2008

Você já encontrou o "seu" tin whistle? / Toss the feathers

A pergunta do título do post soa meio estranha? Bom, na verdade, acho que é mesmo. Mas ela me ocorreu depois de pensar em alguns artigos que já li sobre variedades de tin whistles. Vou explicar: é somente natural que alguém que esteja começando a se interessar por música irlandesa, ou celta, se pergunte sobre qual tin whistle deve escolher para começar. É claro que sempre há um modelo que auxilia nas primeiras notas, mas também é certo que a pessoa vá se interessar por outros modelos. Digo isso por experiência própria. Em posts anteriores, eu mencionei os tin whistles que tenho adquirido com o tempo, a começar com o Clare. Ao passar para outro modelo, eu me perguntava, "Mas, e aquele outro? Como será que ele é?", como se outro tivesse algo que o outro não tinha. De certa forma, você acaba encontrando mesmo: a sensação do metal (se é pintado ou não), da cor, e principalmente do som. Como eu já disse, o whistle que mais tenho usado ultimamente é o Generation; ele sem dúvida soa muito bem (claro, tirando-se as gafes). O Acorn é muito bom para se aprender a melodia, devido à pouca quantidade de ar que exige, de modo que depois você adaptar o seu jeito de tocar e a melodia ao outro modelo. E então? Você já encontrou o seu tin whistle? Eu, de minha parte, ainda quero experimentar outros, apesar de o Generation ser o meu preferido - por enquanto.

Gostaria de falar também sobre Toss the feathers. Quando ouvi essa música pela primeira vez no álbum Unplugged dos Corrs, foi paixão à primeira ouvida. As notas e o ritmo são maravilhosas. Depois desse álbum, cheguei a ouvir algumas variações dessa música, mas nada que seja muito alterado. Mas a maneira como ela é tocada nesse show acústico dos Corrs é a que eu mais gosto. E é nela que tenho me inspirado para aprender a tocá-la. Eu não sigo partituras, não porque não goste, pelo contrário, é essencial, mas é porque não sei mesmo. De modo que, por enquanto, o melhor jeito para que eu aprenda a tocar é de ouvido. (Devo esclarecer que uso partituras com o desenho do dedilhado sob a respectiva nota.) Toss the feathers é uma música que tenho querido tocar desde que me interessei por música irlandesa, é é agora que decidi começar com ela - só me arrependo de não ter começado antes! Não é tão difícil quanto eu imaginava que fosse. Dias atrás, eu comecei a ensaiá-la, tocando as notas vagarosamente para ter uma primeira impressão. E me surpreendi. Complicada, é, principalmente por seu ritmo rápido, mas creio que muito ensaio é capaz de fazer muita coisa. Pretendo escrever as notas no papel mais tarde, no sistema de letras. Acho que isso também ajuda na fixação. E depois que as notas ficarem em ordem na minha mente, é só tocar!
P.S.: Aceito sugestões! XD

Até breve!

5 comentários:

Carol disse...

Nossa!Muito bacana o seu blog!Vou coloca-lo em favoritos no meu!
Em relação as marcas, eu prefiro mil vezes a Susato pois ela não tem um certo som sujo e dura muito mais!
As flautas mais baratas de latão chega uma hora q vc tem de comprar outra.
Nessa música Toss the feathers ela usa uma Feadog em D,mas claro que com alguns efeitos sonoros no seu microfone.rs
Sei pq testei a minha feadog sem microfone e com microfone com efeitos.
Realmente essa música é muito difícil!!!
Beijão
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Gente! preciso adicionar vc no msn, ou falar com vc de algum jeito! xD eu adoro Corrs (música celta e irlandesa em geral tbm), e inclusive comecei a tocar violino por causa deles... um belo dia veio o interesse pela tin whistle e eu consegui comprar uma Walton's Little Black. minha primeira música foi a Little Wing, depois passei para a Lough Erin Shore, Toss the Feathers... e por aí vai. Nossa preciso conversar com vc MESMO! me add quando vc puder, lightedward_fullmetal@hotmail.com
não te adicionei por falta de e-mail no seu blog (que está ótimo por sinal! adorei ^^) Bem... pelo que eu saiba a Andrea usa uma little black, no Unplugged (Ela arranca o selinho das little blacks)

Anônimo disse...

Nossa, q massa ter descoberto o seu blog!
Toco piano a 13 anos, violão a 9 e sempre quis me embrenhar nos instrumentos de sopro.

Uma pergunta: esse site q vc indica (Whistle & Drum) entrega no Brasil? Dá pra confiar numa boa, ou tem outro(s) site(s) q vc recomenda?

Se puder, me mande por email (carlos_costajr@yahoo.com.br), Abraços

Anônimo disse...

olá!

Eu sou bandolinista e gostava mto de ter a pertitura da Toss the Feathers mas nao consigo encontrar em lado nenhum.

Como poderei arranjar na Net? Sabe ajudar-me?

abraço e mto sucesso

Catarina

Larissa Vasconcelos disse...

Nossa!! Adorei seu blog!! Eu também toco tin whistle, tenho uma Feadóg Black afinada em D, mas quero ainda esse ano comprar uma Generation afinada em Bb. Realmente, com muito treino não é impossível tocar Toss The Feathers (eu consegui!!!) mas o problema que estou enfrentando é a respiração, parece que eu preciso de 3 pulmões pra tocar essa música, rs!
Um amigo meu, que também toca tin me disse pra prestar atenção no Unplugged nos momentos em que a Andrea pára para respirar, parece uma boa dica (ainda não testei, rs).
Parabéns pelo blog!