2 de abr. de 2008

Entrevista com Bill Ochs, 3ª parte

Paul: O conjunto era originalmente composto por um whistle e uma gravação em C (Dó). Está agora disponível em D (Ré)?

Bill: Sim. Quando eu comecei a trabalhar nesse projeto, a Clarke não manufaturava um whistle em D já por mais de 50 anos. Visto que o whistle em C era o único disponível pela Clarke na época, minha gravação original foi em C. (Meu livro era em D no começo. Longa história - tin whistles são instrumentos transponentes.)

No fim de 1989, a Clarke produziu um novo whistle em D; logo em 1991, eu lancei uma gravação em D. O lançamento da gravação em D abriu todo um novo mercado para o tutorial. As pessoas que não tocam os whistles Clarke começaram a usar o pacote como um método geral de instrução para tin whistle. O livro e o CD são compatíveis com qualquer whistle em D.

Paul: Além de melodias irlandesas, o livro e o CD apresentam várias melodias escocesas, inglesas e americanas antigas. Como você chegou a essa mistura?

Bill: Embora eu tenha me especializado em música irlandesa, eu tenho um grande apreço por muitos outros tipos de música. Com o passar dos anos, meu círculo imediato de amigos músicos incluiu pessoas envolvidas em bandas de gaitas de foles escocesas, violinistas de Cape Breton, Morris dancing (tipo de dança folclórica inglesa), danças tradicionais da Nova Inglaterra, e bandas de flauta e bateria. Eu reuni todos esses repertórios quando escrevi o livro - o principal era que cada música soasse bem no whistle. É uma mistura eclética, embora boa parte da música avançada no livro seja irlandesa, refletindo o fato de que se tocar o tin whistle tem florescido na Irlanda e se desenvolvido numa forma de arte.

Paul: Com o que você tem estado envolvido musicalmente desde o livro Clarke?

Bill: Meu mais recente projeto completado é Long Expectant Comes at Last, um álbum de Cathal McConnell que eu co-produzi junto do meu amigo Ed Harber. A maioria das faixas apresenta Cathal cantando ou tocando flauta. Não há muito tin whistle em Long Expectant, mas as faixas em que o inlcuímos são deleitosas, deslumbrantes e um tanto quanto engraçadas.

Senão isso, tenho passado muito tempo documentando a música de Micho Russel (1915-1994), o notável whistler de Doolin, Condado Clare. Eu produzi um vídeo de Micho em 1993, e então lancei um cd seu em 1995. Ambos são entitulados Ireland's Whistling Ambassador. Os projetos cresceram a partir de turnês que Dennis Winter e eu organizamos para Micho no começo dos anos 90. Atualmente, estou trabalhando num livro sobre Micho e sua música.

3 comentários:

Rafael Aguiar disse...

Oi Joe, a postagem do "whistle & drum" está $9,20.

Rafael Aguiar disse...

Oi joe, Eu gostaria de saber qual é a porcentagem do imposto de importação. E se ele ja é cobrado na hora da compra?


até mais

Rafael Aguiar disse...

Oi Joe, eu quero comprar um Whistle generation em Bb