27 de abr. de 2008

Generation X Waltons

Quinta-feira passada chegou meu novo tin whistle, um Waltons Mellow D. Como você pode ver na foto, ele é muito bonito, lustroso e tal... Porém eu não fui feliz no que chegou pra mim, todo arranhado e com marcas como que de cola. Tudo bem, eu poderia mandar trocar, mas infelizmente isso é um risco que você corre ao comprar tin whistles que são produzidos em massa. Eles são justamente isso: produzidos em massa. Não devem ser conferidos um a um minuciosamente. Além disso, há a questão do transporte: vai da Irlanda para os EUA e depois vem para cá... Enfim, vamos ao mais importante: o som. xD

O Mellow D tem um som bonito e aconchegante, um pouco diferente do Generation, por exemplo. Isso se deve ao seu formato: o diâmetro da haste é ligeiramente mais largo que o dos tin whistles comuns (diz-se no site que isso serve para se evitar os sons estranhos causados por excessos de ar). Eu fiz um teste de medidas. Para você ter uma idéia, o Generation coube dentro do Mellow D! Não obstante, o Mellow D tem um grave defeito (pelo menos para mim): exige uma quantidade enorme de ar pra se tocar, tanto que a gente se cansa facilmente no meio da música, e as notas mais agudas da oitava superior são difíceis de serem tocadas. Enfim, essa foi a minha impressão. (Se você teve uma experiência melhor com o Waltons Mellow D, por favor comente e me diga! xD) Enfim, confesso que me arrependi de ter comprado esse tin whistle. Poderia ter usado o dinheiro em outro melhor.

Ah, só uma curiosidade: o som do Mellow D é bem semelhante do Meg, da Clarke, mas o Meg ganha do Mellow D de longe, porque não tem todas essas desqualificações, fora que seu design é bem legal e ele é bem feito.

Com tuso isso, eu percebi que o Generation tem se tornado meu tin whistle favorito dentre todos. E não sei se tem a ver o fato de ele ser niquelado, mas é difícil o som dele mudar depois de algum tempo tocando, seja por humidade ou o que for, de modo que você o toca até não querer mais e ele continua o mesmo (claro, às vezes é preciso tirar a saliva que se acumula xD).

Para que você perceba a diferença de som entre o Generation e o Waltons Mellow D, abaixo estão os links com o som de cada um (na oitava inferior) para download. Clique sobre os links para ouvir o som ou clique com o botão direito e escolha "Salvar destino como", para salvá-los.

Amostra de som do Generation Niquelado D

Amostra de som do Waltons Mellow D

Os arquivos são em formato WMA.

Ouça, compare e depois comente suas impressões.

Até a próxima!

Nenhum comentário: